domingo, 28 de fevereiro de 2010

10 coisas que podem acontecer com o planeta com o aquecimento global:

O aquecimento global ocorre desde que nosso planeta existe, mas é possível que a ação esteja aumentando a velocidade deste processo. Estas mudanças podem, em pouco tempo, modificar diversas das coisas que conhecemos atualmente. Confira uma lista de dez coisas que podem acontecer caso o aquecimento global continue a modificar o clima do nosso planeta!
Se este artigo te deixar assustado, porque você não começa a usar mais sua bicicleta, economizar energia e plantar mais árvores?

10 coisas que podem acontecer com o planeta com o aquecimento global:

1.As Ilhas Maldivas podem ficar submersas
2. Os Alpes podem derreter completamente
3. Aquecimento global pode favorecer o terrorismo
4. Duas mil ilhas indonésias podem desaparecer
5. Os animais podem encolher
6. Londres pode ficar submersa em menos de 100 anos
7. Furacões e ciclones podem ficar cada vez mais fortes
8. O deserto do Saara pode se tornar fértil
9. A floresta amazônica pode se tornar um deserto
10. A Grande Barreira de Recifes pode acabar em 20 anos

http://hypescience.com/21773-10-coisas-que-o-aquecimento-global-podera-mudar-para-sempre/

By: Tamara Elizeu

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Por que plantar uma árvore?

Por que plantar uma arvore?

1. Reduzir o efeito do aquecimento global. As árvores atuam como coletoras de gás carbônico. Um hectare de novas florestas retém até 6,25 toneladas deste gás ao ano. As árvores podem absorver CO2 a um ritmo de 6 quilos por árvore ao ano. Em 50 anos, uma árvore pode gerar 72 mil reais em oxigênio, pode reciclar água que teria um custo de 84 mil reais e limpará o ar a um valor de 150 mil reais: Um total de quase 300 mil por árvore sem levar em conta outros benefícios adicionais!
2. As árvores evitam ou reduzem a erosão do solo e a contaminação da água.
3. Contribuem para as correntes subterrâneas e a manutenção dos rios.

4. As telas naturais feitas de árvores e arbustos, convenientemente plantadas, reduzem significativamente a poluição acústica nos cruzamentos e vias de grande movimento.
5. Segundo sua situação, espécie, tamanho e estado, a sombra das árvores pode reduzir os gastos em ar condicionado de edifícios residenciais e comerciais entre um 15 e 50 por cento. As árvores são um meio de “refrigeração” natural que reduz a necessidade da construção de diques, centrais hidrelétricas e nucleares.
6. Os arbustos plantados ao redor das casas protegem do vento e da neve e podem reduzir o gasto necessário em calefação em até 30%.

7. A sombra das árvores refresca as ruas e os estacionamentos. As cidades são autênticas “ilhas de calor” que costumam registrar entre 5 e 9 graus a mais de temperatura que as zonas ao seu redor.
8. As árvores que servem de refúgio para a fauna permitem que alguns animais sofram perdas muito menores durante os meses frios do inverno e proporcionam sombra para se proteger do calor do verão..
9. As árvores dão beleza e harmonia a qualquer comunidade. Fazem a vida mais agradável, tranqüila, relaxada e supõem um rico legado para futuras gerações.
10. Uma tribo de índios da Amazônia acha que as árvores do bosque sustentam o céu. Segundo a lenda, a queda das árvores aceleraria o fim do mundo.
11. Pode-se plantar e cuidar árvores simplesmente por que… é muito legal vê-las crescer!


Jéssica Alves Gonçalves e Thamiris Alves